ACESSIBILIDADE PARA IDOSOS: COMO MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA?

Com o passar dos anos, as limitações e desafios começam a surgir no cotidiano de muitos idosos.  
E para proporcionar uma melhor qualidade de vida, são necessárias a busca de alternativas para amparar e assegurar a segurança e conforto do idoso dentro e fora de casa. 

A acessibilidade é um assunto que vem ganhando cada vez mais espaço e abrange bem mais do que simplesmente proporcionar autonomia, seja para deficientes físicos, idosos, gestantes ou pessoas com outras condições especiais. 

Conheça mais sobre o assunto:

1) Afinal, o que é Acessibilidade para Idosos?

A acessibilidade para idosos nada mais é do que proporcionar e garantir que o direito de ir e vir seja realizado, independentemente das condições físicas de cada um. Há diversas maneiras de garantir as mínimas condições de acesso e deslocamento, evitando assim, acidentes e demais dificuldades. E isso vale não apenas para espaços públicos, mas também nas residências de cada um. A integração do idoso é necessária e deve ser tratada com respeito e responsabilidade. O direito de ir e vir, é para todos. 

2)  Quais os principais problemas de acessibilidade enfrentados pelos idosos? E as principais necessidades?

Os problemas mais recorrentes que os idosos enfrentam na ausência de acessibilidade, são as quedas. Sejam elas em calçadas irregulares e desníveis, na locomoção em diferentes ambientes e também na entrada e saída de veículos. Além disto, podemos indicar também problemas relacionados a infraestrutura para atender diferentes públicos e necessidades. Por exemplo, a ausência de corrimão com duas alturas. Um pequeno detalhe que pode ocasionar grandes transtornos para um idoso ou pessoa com mobilidade reduzida vencer a ação de subir uma escada com poucos degraus.

3) Quais cuidados os familiares e demais pessoas devem ter com relação à acessibilidade tanto de idosos, quanto de deficientes físicos?

De uma maneira geral, algumas ações garantem a melhora na acessibilidade de idosos e pessoas com deficiência nos mais diversos ambientes, a exemplo disto, evitar objetos no chão como vasos e tapetes, proporcionar ambientes melhor iluminados, instalar barras de apoio nos sanitários e quando possível, evitar guardar objetos em locais muito altos. No transporte e locomoção, é importante proporcionar ao idoso e/ou deficiente físico mais autonomia e segurança em seu trajeto.  Atualmente, existem diversas opções de rampas de acessibilidadeplataformas elevatórias e bancos giratórios, que garantem mais segurança e conforto no embarque e desembarque do veículo. 

Veja um exemplo no vídeo abaixo:

4) O que é necessário para que o idoso tenha uma velhice saudável, levando em consideração as transformações e obstáculos cotidianos?

Para que a velhice possa ser plenamente aproveitada, é importante que a velhice seja planejada, em todos os seus aspectos. Hábitos saudáveis, interação social e exercícios físicos são fundamentais para uma velhice saudável e ativa, pois contribuem para mitigar os riscos que os obstáculos cotidianos apresentam, especialmente relacionados as limitações físicas que muitos idosos acabam tendo, como, por exemplo, ao subir no ônibus, além disso, com bons níveis de interação social, o idoso irá aproveitar muito mais sua vida, pois poderá compartilhar seus anseios, medos, etc, com outras pessoas, aliviando a pressão e possibilitando a integração com a sociedade.

A acessibilidade é direito de todo cidadão e a integração de idosos e demais pessoas com condições especiais, não é sinônimo de impedimento ou empecilho.  Sendo assim, é primordial que todos tenham acesso a condições básicas e seguras de mobilidade, proporcionando assim, ganho de autonomia e uma vida mais saudável. 

Esse conteúdo produzido em parceria com o Centro de Inovação Sesi/PR: Longevidade e Produtividade. 

Conheça mais:  

Iniciar chat
Fale com um atendente!
Que bom que está aqui!
Me conte como posso te ajudar.