REVISÃO DO CARRO: QUAIS ITENS MERECEM ATENÇÃO?

As férias estão chegando e com ela surgem diversos itens a serem verificados. Uma delas é a revisão automotiva.

Você sabia que a falta de revisão pode aumentar em até três vezes o risco de acidentes e imprevistos na estrada?  O checkup completo no veículo é de extrema importância para a segurança, sem contar que pode impactar na economia de combustível e vida útil do seu automóvel. 

Reunimos alguns itens que devem ser incluídos na sua revisão:

1) Pneus: Os pneus têm papel fundamental quando o assunto é revisão. São itens que tem grande influência na estabilidade e segurança do veículo. Por isso, quando estiverem carecas, furados ou com alguma irregularidade, devem ser reparados e/ou trocados imediatamente. Além disso, mantenha sempre o alinhamento e balanceamento em dia.

2) Motor: A vida útil do motor está diretamente ligada a maneira que o veículo é utilizado e aos cuidados com relação ao seu uso. Os principais cuidados que o motorista deve ter com o motor são: troca de óleo e dos filtros, correia dentada, cabos, velas de ignição e fluído de arrefecimento. Optar por uma manutenção preventiva ou reparo em motores, pode impedir diversos imprevistos e prejuízos não programados. Ou seja, antes de cair na estrada, verifique os componentes do motor.

Veja também: 10 CUIDADOS PARA MANTER SEU CARRO IMPECÁVEL

3) Freios: Outra componente de extrema importância é o sistema de freio do veículo. Que conta com diversos componentes (pastilhas, discos, pinças e fluídos) e que vão desgastando ao longo do tempo. Por isso, é importante estar atento às trocas periódicas e mantê-los sempre em dia!

4) Luzes e faróis: É imprescindível verificar as luzes de ré, freio, faróis e piscas. A maioria desses itens é bem fácil de identificar quando estão queimados e/ou estragados e devem ser substituídos imediatamente. Além de oferecer mais segurança na direção e sinalização, você evita de levar multas e pontos na carteira. Fique atento!

5) Velas: É um dos itens essenciais para o funcionamento do motor. As velas de ignição estão amplamente ligadas com o desempenho e caso não estejam em boas condições, podem não funcionar de maneira esperada. Outro ponto a ser observado, é que um dos itens que geralmente não indicam falhas e aparentemente mantem o funcionamento do veículo normalmente. Portanto, é preciso ficar de olho e verificar sempre nas revisões.

6) Embreagem: A embreagem é a responsável por fazer a conexão entre o sistema de transmissão com o motor, desde a aceleração até a parada total do veículo. É bom sempre estar atento aos possíveis problemas que podem aparecer: embreagem travando, “pedal duro”, embreagem deslizando, com ruídos, entre outros. Ao menor sinal, é importante verificar e tomar as devidas precauções.

Veja também: QUAIS ITENS DEVEM SER AVALIADOS EM CADA REVISÃO?

7) Sistema elétrico: É o grande responsável por alimentar todos os componentes elétricos de seu veículo (bateria, alternador e demais fiações e componentes). O carro é totalmente dependente do sistema elétrico, sendo que no caso de falhas, as mesmas afetam diretamente em diversos itens: vidros elétricos, ar condicionado, aparelhos eletrônicos, dificuldades em dar partida, as luzes dos faróis ficam fracas, entre diversos outros problemas. A maior dificuldade disso, é que o sistema elétrico geralmente não mostra indícios que está prestes a dar algum defeito, somente no uso diário e nas revisões que é possível detectar essas possíveis complicações.

8) Sistema de arrefecimento: Composto pelo radiador, mangueiras, bomba e reservatório d´água e ventoinha, o sistema de arrefecimento serve para manter a temperatura adequada para o funcionamento do propulsor. Evitando dessa forma, que as peças sejam danificadas, devido às altas temperaturas provenientes da queima de combustível. É importante observar todos os componentes e sempre repor os fluídos específicos (água e aditivos). A principal preocupação, é que a temperatura se eleve a ponto de danificar os componentes do motor como por exemplo, a junta do cabeçote. A troca desses componentes tem um custo muito maior do que fazer a manutenção preventiva tradicional.

Esse é um checklist que merece uma atenção especial antes de cair na estrada. Garantindo assim, sua segurança e menos dor de cabeça nas suas férias. Mande uma mensagem para nós e aproveite ainda nossa revisão de 27 itens essenciais. Mais praticidade, segurança e economia.

Iniciar chat
Fale com um atendente!
Que bom que está aqui!
Me conte como posso te ajudar.