Balanceamento e Geometria

BALANCEAMENTO

O balanceamento de rodas é um procedimento realizado no carro para equilibrar o conjunto de pneus e rodas, feito a partir da aplicação de contrapesos de chumbo nos pontos mais leves da roda, fazendo com que elas girem sem provocar vibrações. Os problemas mais comuns causados pelo desbalanceamento são o desgaste acentuado e irregular em pontos alternados da banda de rodagem dos pneus, a perda de tração e estabilidade, a dificuldade de manter o veículo na trajetória e o desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção.

GEOMETRIA
A geometria, também chamada de alinhamento, é o procedimento que trata de ajustar os ângulos das rodas do carro, deixando-as retas em direção ao solo e paralelas entre si, garantindo conforto, segurança e estabilidade ao dirigir. Este serviço evita que os veículos puxem a direção para um dos lados e que haja desgastes irregulares ou prematuros dos pneus.

Conforme o veículo é utilizado, se torna inevitável que sofra com impactos causados por terrenos irregulares, buracos na rodovia, desníveis, entre outros. Sendo assim, há um desequilíbrio na geometria do veículo, causando desgastes irregulares e prematuros nas peças que fazem parte da suspensão e nos pneus, que sofrem diretamente com isso.

Ainda que sejam procedimentos distintos, Balanceamento e Geometria (Alinhamento) se complementam e são indispensáveis para manter a estabilidade do veículo. Por esse motivo, é comum que sejam realizados ao mesmo tempo, no momento da revisão.

Exibindo todos 3 resultados

Iniciar chat
Fale com um atendente!
Que bom que está aqui!
Me conte como posso te ajudar.