Balanceamento e Geometria
Precisando Alinhar?
ECONOMIZE PREVENINDO O DESGASTE PREMATURO DE PNEUS, ROLAMENTOS E AMORTECEDORES
Balanceamento
O balanceamento de rodas é um procedimento realizado no carro para equilibrar o conjunto de pneus e rodas, feito a partir da aplicação de contrapesos de chumbo nos pontos mais leves da roda, fazendo com que elas girem sem provocar vibrações. Os problemas mais comuns causados pelo desbalanceamento são o desgaste acentuado e irregular em pontos alternados da banda de rodagem dos pneus, a perda de tração e estabilidade, a dificuldade de manter o veículo na trajetória e o desgaste prematuro dos rolamentos, amortecedores e terminais de direção.
Geometria
A geometria, também chamada de alinhamento, é o procedimento que trata de ajustar os ângulos das rodas do carro, deixando-as retas em direção ao solo e paralelas entre si, garantindo conforto, segurança e estabilidade ao dirigir. Este serviço evita que os veículos puxem a direção para um dos lados e que haja desgastes irregulares ou prematuros dos pneus.
Conforme o veículo é utilizado, se torna inevitável que sofra com impactos causados por terrenos irregulares, buracos na rodovia, desníveis, entre outros. Sendo assim, há um desequilíbrio na geometria do veículo, causando desgastes irregulares e prematuros nas peças que fazem parte da suspensão e nos pneus, que sofrem diretamente com isso.
Ainda que sejam procedimentos distintos, Balanceamento e Geometria (Alinhamento) se complementam e são indispensáveis para manter a estabilidade do veículo. Por esse motivo, é comum que sejam realizados ao mesmo tempo, no momento da revisão.
Se precisar de alinhamento e geometria, escolha a Mecânica Beto e realize a manutenção do seu veículo com o menor custo-benefício.
Entenda o que é Camber e Caster
O que é Camber?
Cambagem é a inclinação da roda de um veículo em relação ao plano horizontal. Seu valor é denominado “ângulo de cambagem” (câmber) e será positivo (+) quando a parte superior da roda se inclinar para fora e negativo (-) quando ela se inclinar para dentro. Este ajuste, de um modo geral, controla as características de rolamento das rodas. A cambagem estando fora dos valores originais do veículo, pode causar desgaste irregular dos pneus, perda da estabilidade e aumento do consumo. Quando os valores de câmber entre as rodas possuem mais do que um grau de diferença, o veículo pode apresentar tendência a deriva (puxando) para o lado positivo.
O que é Caster?
O angulo de caster é o angulo do pino mestre em relação à linha vertical que passa pelo centro da roda olhando-se o veículo de lado. O angulo de caster proporciona firmeza e estabilidade à direção permitindo dirigir em linha reta com esforço mínimo. Um angulo de caster exagerado torna a direção pesada. O angulo de caster é definido no projeto do veículo e normalmente não sofre alterações durante a vida do veículo.